terça-feira, 3 de abril de 2012

Mídia | Algumas reflexões

Muitos alunos ficam preocupados com as provas bimestrais. Costumo dizer que as provas são exigências formais do processo educacional atual, mas o mais importante é efetivamente aquilo que aprendemos; aquele conhecimento que adquirimos e levamos para sempre. É sobre isso que devemos nos preocupar!

De todo modo, temos as provas! Então, a pedidos, faço alguns apontamentos importantes sobre Mídia trabalhados no primeiro bimestre:

1. A Teoria da Cauda Longa trata, objetivamente, da mudança de mercado de massa para mercado de nichos. Essa mudança, juntamente com a "hiper-informação', traz inúmeras consequências, entre elas: um novo modelo de comunicação, onde mudamos de: Massa para Segmentos; do Monólogo para o Diálogo; da Interrupção para o Envolvimento.

2. A mídia Out-of-Home é uma das grandes tendências neste novo cenário; interessante dar uma olhada aqui: http://www.abdoh.com.br/site/photos/imprensa/4.pdf

3. Custo por Mil. A medida padrão de análise de rentabilidade de mídia. Um cálculo básico todo mundo deve saber fazer!

4. Interessante lembrar os pontos fortes e fracos do Meio Rádio: a mensagem tem vida curta, não tem imagem, mas tem custo relativo baixo e atinge as pessoas quando estão em movimento, fazendo outras atividades, etc

5. Uma tendência no meio rádio são as Rádios Customizadas (na linha do Branded Content), como a Sul América Trânsito e a Mitsubishi FM. Acredito que são excelentes alternativas para utilizar o meio rádio (mídia tradicional), de uma forma totalmente inovadora, fugindo do modelo de monólogo e interrupção, buscando o diálogo e o envolvimento das pessoas com a marca.

Nenhum comentário: